domingo, 11 de dezembro de 2011

QUEM FOI PRÓ NENA?


Nascia em Feira de Santana Valdemira Alves de Brito.1934 - Valdemira Alves de Brito cola grau e se formou em Professora Primária , pela Escola Normal de Feira de Santana, localizada no prédio onde hoje funciona o CUCA.

Por aprovação em concurso público do Estado, Valdemira Alves de Brito, Profª Nena, é designada para lecionar na localidade de Figueredo, município de Maracás, Bahia.

Alguns anos depois, é transferida para Conceição de Jacuípe, e, a seguir, vem para Feira de Santana, onde, em 1945, começa, na garagem da sua casa, na Avenida Senhor dos Passos, nº 47, a ensinar a um grupo pequeno de crianças. Grupo que vai crescendo e exigindo uma ampliação de espaço. Assim é que nascem mais duas salas de aulas e a convocação de duas professoras: as irmãs Lourdes e Didi Santana, as primeiras professoras contratadas pela Escola Ruy Barbosa, cujo nome nasceu de uma votação entre seus alunos de então.

Exigida por uma Inspetora de Ensino, Professora Helena Assis, a dar nome a sua escola, Professora Nena convocou seus alunos e, através de votação, as crianças escolheram o nome do grande escritor brasileiro Ruy Barbosa para patrono da Escola.

Atualmente a Escola conta com 12 salas de aula, 21 professoras, biblioteca, laboratório de informática, sala de projeção, parque gráfico, área de lazer, etc. ...

Foi assim a gênese da Escola Ruy Barbosa que se fez viva nestas seis décadas pela presença vivificadora de uma multidão de crianças que hoje são adultos, profissionais competentes que vêm contribuindo para o desenvolvimento da nossa Princesa do Sertão.

Por salas de aula, corredores e pátios da Escola da Professora Nena transitaram aqueles que hoje são professores. médicos, engenheiros, comerciantes, advogados, artistas plásticos, poetas, psicólogos, juizes, veterinários administradores, políticos... e tantos e tantos outros profissionais. Por lá passaram Eduardo Nogueira (médico), Adriana Silveira Santos, neta, (médica), Alba Riva Almeida (psicóloga), Aristóteles Moreira (advogado), Roberto Tourinho (advogado e político), Juraci Dórea (arquiteto, artista plástico e poeta), Rose Mery Freitas (professora), Erivaldo Nogueira (veterinário), André Assis (médico), Célia Christina Carvalho (professora universitária), Hosanah Leite (economista e político), Angela Oliveira (veterinária), Edmilson Junior (juiz), Adriano Assis (promotor), Gutemberg Almeida (odontólogo), Paulo Cezar Santana (cardiologista), Roberto José Costa Santos, e Antônia Alves dos Santos (Filhos adotivos e atuais diretores da Escola Ruy Barbosa)... e tantos, tantos mais...

Por lá transitaram aqueles que hoje transitam salas e corredores de Universidades, como: Tércia Lílian Almeida (Letras com Inglês), Luzerni Freitas (Medicina), Marcio Almeida (Odontologia), Janaína Bacelar (Fisioterapia), Thaís Costa (Medicina), Larissa Costa (Direito), Ludmila Oliveira (Arquitetura), Trícia Gomes (Medicina), Izana Mascarenhas (Direito), Nilzo Nunes (Educação Física)... e tantos, tantos mais...

Por lá ainda transitam, dando vida às salas, corredores e pátios, uma multidão de crianças um time de professores e funcionários, uma porção de pais, inclusive pais ex-alunos que hoje levam seus filhos para ocupar espaços dantes por eles ocupados...

Crianças, professores, funcionários, pais continuam, nesta sexta década da Escola, a fazer valer, como no decorrer das outras décadas, o ideal de uma mulher forte, dinâmica, humana, justa, uma educadora na essência da palavra, uma educadora que acreditava na educação porque acreditava no homem, no poder criador do homem, na felicidade da humanidade. Era isso: a PROFESSORA NENA acreditava que, através da educação, o homem poderia SER MAIS – mais informado, mais competente, mais humano, mais solidário, mais comprometido consigo mesmo, com o outro, com o mundo, com a vida. Mas GENTE, mais FELIZ.

Texto: Prof. Ana Rita de Almeida Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário